Padre Paulo Ricardo tracks on Soundclound

#padrepauloricardo

  • “Amai os vossos inimigos” (Homilia Dominical.493: 7.º Domingo do Tempo Comum)
    Padre Paulo Ricardo
    29:33
    Religion & Spirituality
    600

    O evangelho do amor aos inimigos, que a liturgia nos apresenta neste domingo, não é um peso, mas um remédio. Pois Deus não nos quer reféns dos sentimentos destruidores de ódio que brotam de nossa natureza decaída, tantas vezes dirigidos justamente contra quem mais precisamos amar. Nesta meditação, Padre Paulo Ricardo apresenta essa lição tão bela quanto exigente do Evangelho, vivida primeiro pelo próprio Cristo, que nos amou quando, pelo pecado, éramos inimigos seus e de sua Cruz.

  • Memória de São Francisco e Santa Jacinta Marto (Homilia Diária.1401)
    Padre Paulo Ricardo
    06:39
    Religion & Spirituality
    1,678

    Os evangelhos que a Igreja vem proclamando ao longo dos últimos dias culminam no de hoje, em que São Pedro professa que Cristo é o Filho de Deus. Mas neste mesmo ponto, em que vemos tão subida a fé de Pedro, a vemos também muito rasteira, porque, logo após confessar a divindade de Jesus, quis o Apóstolo afastá-lo da cruz e impedir, sem se dar conta, o fim para o qual Ele se havia encarnado. Não foi essa, nem tão dupla nem tão inconstante, a fé dos santos que celebramos hoje, ambos videntes de Fátima, ambos unidos, ainda tão crianças, à cruz que Pedro, no vigor de seus anos, não soube aceitar. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 20 de fevereiro, e celebre conosco a memória de São Francisco e Santa Jacinta Marto.

  • Uma cegueira que se vence aos poucos (Homilia Diária.1400: Quarta-feira da 6.ª Semana Comum)
    Padre Paulo Ricardo
    06:35
    Religion & Spirituality
    1,921

    Apresenta-nos o Evangelho de hoje uma semelhança e três diferenças. A semelhança está no milagre, que foi um dos mais comuns a praticar Cristo: devolver a vista aos cegos. As diferenças estão no método com que o Senhor quis realizar o prodígio: não em público, mas a sós; não de um só golpe, mas aos poucos; e não com um simples ato de vontade, mas com o toque de seu corpo. O que explica que, para produzir um efeito tão usado, usasse Cristo de expedientes tão incomuns? Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, e entenda como o Nosso Senhor quer arrancar-nos do mundo para, a sós conosco em oração e pelo toque de sua graça, fazer-nos recuperar a plena visão.

  • Festa da Cátedra de São Pedro (Homilia Diária.1403)
    Padre Paulo Ricardo
    07:48
    Religion & Spirituality
    972

    O Magistério da Igreja, encarregado da missão de ensinar a mesma fé dos Apóstolos, é um dos maiores dons de Deus à humanidade. Graças a ele, descansa a nossa inteligência na posse segura das verdades mais importantes e encontra, na docilidade de sua obediência às palavras do Espírito Santo, o remédio contra a pretensão de erigir-se em mestra e juíza de sua “própria” verdade. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 22 de fevereiro, e medite conosco sobre o significado profundo da Cátedra de Pedro, sobre a qual se ergue, como sustentáculo da verdade, a Santa Igreja de Cristo.

  • Memória de São Pedro Damião, Bispo e Doutor (Homilia Diária.1402)
    Padre Paulo Ricardo
    07:40
    Religion & Spirituality
    1,385

    Educado no contato com a pobreza, reformador primeiro de si mesmo, foi São Pedro Damião um destes homens da Providência, enviados ao mundo quando a Igreja mais necessidade tem de almas santas, de pregadores sem medo das “estruturas de pecado”, dispostos a enfrentar os poderosos da terra para honrar o Evangelho e defender a pureza sem rugas da Esposa de Cristo. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 21 de fevereiro, e conheça a história de São Pedro Damião, Bispo e Doutor da Igreja.

  • O que nos motiva a ser cristãos? (Homilia Diária.1399: Terça-feira 6.ª Semana do Tempo Comum)
    Padre Paulo Ricardo
    05:02
    Religion & Spirituality
    1,933

    É princípio universalmente válido o que diz que tudo quanto se move é movido por outro. E isto, se vale para os corpos, vale também para as almas, para as vontades, para as inteligências e, obviamente, para a nossa vida cristã. Se seguimos a Cristo, é porque algo nos motiva. Mas este motivo qual será, no fim das contas? Será o fermento dos fariseus, isto é, o falso zelo religioso e a complacência nas próprias virtudes, ou o de Herodes, quer dizer, os interesses mundanos? Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 18 de fevereiro, e façamos hoje muito bem feito um exame particular sobre as motivações da nossa vida de fé.

  • Memória dos Sete Santos Fundadores dos Servitas (Homilia Diária.1398)
    Padre Paulo Ricardo
    06:52
    Religion & Spirituality
    1,950

    Tem a Ordem dos servitas uma particularidade de que nenhuma outra congregação religiosa pode vangloriar-se: o ter sido fundada, não por um homem, mas por sete, e todos eles santos canonizados de primeira grandeza. Mas quem foram, afinal, estes sete fundadores, e por que têm os servitas uma ligação tão forte com Nossa Senhora e, em especial, com a devoção à Virgem das dores? Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 17 de fevereiro, e conheça a história fantástica da Ordem do Servos de Maria, fundada nas lágrimas de Maria Santíssima.

  • Eucaristia, alimento para o caminho (Homilia Diária.1397: Sábado da 5.ª Semana do Tempo Comum)
    Padre Paulo Ricardo
    06:12
    Religion & Spirituality
    1,848

    O milagre da multiplicação dos pães sempre nos remete à Eucaristia, que, neste evangelho, é apresentada como um alimento para a viagem, o pão dos caminheiros. Em nossas vidas, o pão eucarístico é o alimento espiritual que nos sustenta, neste mundo, para enfrentarmos o caminho de volta para a pátria celeste. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 15 de fevereiro, e peçamos a Deus a graça de comungarmos dignamente, a fim de nos unirmos cada vez mais a Ele, neste mundo, e posteriormente, no Reino dos Céus.

  • Jesus Cristo não aboliu os Mandamentos! (Homilia Dominical.492: 6.º Domingo do Tempo Comum)
    Padre Paulo Ricardo
    26:14
    Religion & Spirituality
    2,358

    No Evangelho deste domingo, Nosso Senhor nos põe diante dos olhos os mesmos Mandamentos que Moisés apresentou no Antigo Testamento. Só que agora eles se destinam especialmente ao interior do homem. Pois não é o bastante só “não matar” ou “não cometer adultério”, se em nosso coração continuamos a odiar o próximo ou a usá-lo para o nosso próprio prazer. Ouça esta pregação do Padre Paulo Ricardo e medite conosco sobre o amor radical de benevolência que Deus quer de nós e sem o qual, por mais que tenhamos fé, não poderemos ser salvos.

  • Memória de São Cirilo e São Metódio (Homilia Diária.1396)
    Padre Paulo Ricardo
    05:25
    Religion & Spirituality
    1,886

    Hoje celebramos a memória de São Cirilo e Metódio, dois grandes missionários dos povos eslavos. Com suas vidas, ambos testemunharam a realidade da Igreja plenamente católica, unida entre Oriente e Ocidente e profundamente missionária, levando a verdade do Evangelho a todas as nações. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 14 de fevereiro, e meditemos juntos sobre a catolicidade e missionariedade da Igreja, tão relativizadas nestes tempos em que impera o indiferentismo religioso.

  • Não pelo sangue, mas pela fé (Homilia Diária.1395: Quinta-feira da 5.ª Semana do Tempo Comum)
    Padre Paulo Ricardo
    05:53
    Religion & Spirituality
    2,011

    No Evangelho de hoje, a oração humilde da mulher sírio-fenícia e a compaixão de Jesus para com ela levam-nos a contemplar a extraordinária alegria de que todos somos chamados a fazer parte do povo de Deus, através da fé. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 13 de fevereiro, e meditemos juntos sobre a grande graça que é havermos recebido a fé católica e a filiação divina, dons muito superiores aos recebidos pelo povo da Antiga Aliança.

  • A maldade vem da alma, não do corpo (Homilia Diária.1394: Quarta-feira da 5.ª Semana do Tempo Comum)
    Padre Paulo Ricardo
    06:20
    Religion & Spirituality
    2,262

    Embora esteja superada a controvérsia de Nosso Senhor com os judeus acerca da impureza ou não dos alimentos, ela nos auxilia a refletir sobre o fato de que o mal tem sua origem no espírito, e não na matéria. É da alma, pois, e não do corpo, que partem tanto o pecado quanto o amor. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 12 de fevereiro, e meditemos sobre nossa batalha espiritual na luta contra o demônio e na vivência do amor a Deus e aos irmãos.

  • Memória de Nossa Senhora de Lourdes (Homilia Diária.1393)
    Padre Paulo Ricardo
    05:44
    Religion & Spirituality
    2,206

    Hoje, celebramos a aparição de Nossa Senhora a Santa Bernadette Soubirous, ocorrida em Lourdes, no sul da França, em 1858. Nos relatos da aparição, narra-se que a jovem Bernadette rezava o terço diante da Virgem Santíssima, sendo transformada e santificada nesses momentos sublimes de oração. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 11 de fevereiro, e compreenda o sentido místico dessa aparição para a nossa vida espiritual, principalmente em relação à récita diária do Santo Terço.

  • Memória de Santa Escolástica, Virgem (Homilia Diária.1392)
    Padre Paulo Ricardo
    06:21
    Religion & Spirituality
    2,093

    Celebramos hoje a memória de Santa Escolástica, virgem contemplativa e irmã de São Bento. Mesmo tendo poucas informações sobre sua vida, ela nos serve como mestra espiritual, ensinando-nos que a oração possui maior eficácia quando movida por um coração cheio de caridade. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 10 de fevereiro, e peçamos a intercessão dessa grande santa, a fim de que nos ensine a progredir na vida de oração e a crescer no amor a Deus e aos irmãos.

  • “Porque eram como ovelhas sem pastor” (Homilia Diária.1391: Sábado da 4.ª Semana do Tempo Comum)
    Padre Paulo Ricardo
    06:04
    Religion & Spirituality
    1,973

    Desde o Antigo Testamento, o povo de Deus andava errante, como um rebanho sem pastor. O Evangelho de hoje mostra Nosso Senhor que, por compaixão para com suas ovelhas, providencia-lhes pastores generosos, os Apóstolos. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 8 de fevereiro, e unamo-nos em oração por nossos pastores, sucessores dos Apóstolos, a fim de que também eles configurem seus corações ao Coração compassivo de Cristo, o Bom Pastor que deu a vida por suas ovelhas.

  • Católicos, não temam a perseguição! (Homilia Dominical.491: 5.º Domingo do Tempo Comum)
    Padre Paulo Ricardo
    25:54
    Religion & Spirituality
    2,722

    Ao cumprirmos nossa missão de ser “sal da terra” e “luz do mundo”, é inevitável que sejamos perseguidos e caluniados, pois a verdade do Evangelho incomoda os que são insossos e vivem nas trevas. Muitos católicos gostariam de “reinventar” a Igreja, fazendo-a renunciar à sua missão de ensinar e adaptar-se ao mundo moderno. Mas à custa de quê? Nesta meditação do Padre Paulo Ricardo sobre o Evangelho deste domingo, saiba por que não é possível ser católico sem uma firme disposição ao apostolado e ao martírio.

  • As Cinco Chagas de Nosso Senhor (Homilia Diária.1390: Sexta-feira da 4.ª Semana do Tempo Comum)
    Padre Paulo Ricardo
    05:42
    Religion & Spirituality
    2,273

    No dia de hoje, em que Portugal celebra a Festa das Cinco Chagas de Cristo, nós aqui no Brasil podemos unir-nos a nossos irmãos lusitanos, celebrando uma Missa votiva em honra à Paixão de Cristo. A devoção às Chagas de Nosso Senhor dá-nos a certeza do amor de Deus e ajuda-nos a compreender que o Ressuscitado é o Crucificado, que morreu para a nossa salvação. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 7 de fevereiro, e medite conosco sobre esse mistério do Deus impassível que se deixa ferir por amor a fim de curar nossas próprias feridas.

  • O mundo não aceita uma Igreja que ensina! (Pregações Seletas.32)
    Padre Paulo Ricardo
    19:25
    Religion & Spirituality
    1,945

    Um missionário católico que morre, seja hoje, seja há quinhentos ou dois mil anos atrás, é um lembrete perene de que o mundo pode até aceitar a existência dos cristãos, mas ele não tolerará jamais uma Igreja que eduque as pessoas, ensinando-lhes a verdade do Evangelho e chamando-as à conversão de vida. Nesta meditação sobre São Paulo Miki e seus companheiros mártires, Padre Paulo Ricardo põe a nossa fé à prova: será que pertencemos à mesma Igreja desses santos mártires japoneses, ou já nos rendemos ao lamentável indiferentismo religioso de nossa época? Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo no dia 6 de fevereiro de 2020, memória litúrgica desses santos Mártires de Nagasaki, durante Missa matutina na Paróquia Cristo Rei, de Várzea Grande (MT).

  • Memória de São Paulo Miki e companheiros mártires (Homilia Diária.1389)
    Padre Paulo Ricardo
    05:32
    Religion & Spirituality
    1,970

    Celebramos hoje a memória de São Paulo Miki e seus companheiros mártires, assassinados no Japão no século XVI. Ao contrário daqueles que propagam o indiferentismo religioso, esses homens forjados pela graça de Deus não aceitaram “crer em alguma coisa”, mas escolheram anunciar o Evangelho e ser fiéis a Jesus Cristo até às últimas consequências. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 6 de fevereiro, e medite conosco sobre a missionariedade da Igreja, que nos impele a proclamar a existência de um único Senhor e Salvador, Jesus Cristo.

  • Memória de Santa Águeda, Virgem e Mártir (Homilia Diária.1388)
    Padre Paulo Ricardo
    05:26
    Religion & Spirituality
    2,184

    Celebramos hoje a memória de Santa Águeda, que viveu no século III, durante as perseguições do imperador Décio, e foi morta por volta de 250, com apenas 15 anos de idade, por sua fidelidade a Jesus Cristo. Tendo consagrado a Deus a sua virgindade, Santa Águeda preferiu sofrer o martírio a trair sua entrega total, em corpo e alma, a Nosso Senhor. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 5 de fevereiro, e peçamos a Deus que, pela intercessão da bem-aventurada Águeda, as lágrimas de fidelidade que semeamos neste mundo se convertam para nós em frutos de glória no céu.